Procurar:

 


 

Notícias da Liga




Concerto de Natal 2015 - Ateneu Comercial do Porto

Noite maravilhosa ...concerto inesquecivel. ..dos MEDIVOCE.medicos e brilhantes cantores e virtuosos pianistas. ..Sala do Ateneu superesgotada e canticos de Natal ...belissimos. Obrigado em nome da Liga a todos, Ateneu, publico e aos cantores...


1/20/2016
 
mais notícias

Destaque:
 
 
 
 
 
 
 

Relatório e Contas - 2015

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES

Apresentado pela Direção à Assembleia Geral Ordinária
de 29 de Março de 2016

INTRODUÇÃO

No ano de 2015 prosseguimos o compromisso de dar continuidade às atividades do Serviço de Voluntariado da LAHSA consolidando e ampliando a intervenção na área de humanização, das condições de atendimento e internamento dos doentes do Centro Hospitalar do Porto. (Hospital de Santo António) cujo objetivo se inscreve na missão da LAHSA.
Em Agosto de 2015 faleceu o Sr. Dr. Luís Roseira o pioneiro e fundador da LAHSA que nos enlutou e profundamente entristeceu.
A Sr.ª Dr.ª Mafalda Macedo Pinto 1ª secretária da Direção por motivos pessoais pediu a demissão com muita pena de todos os que com ela diretamente lidaram: Louvamos o seu empenho, solidariedade e trabalho realizado sempre com espírito de colaboração com a Direção e a Liga.
Para 1ª Secretária da Direção foi convidada a Srª. Dra. Paula Roseira a quem desejamos as maiores felicidades para o cargo.
Perante a crise económica que atravessamos e procurando manter um equilíbrio orçamental, fomos obrigados a diminuir as dádivas de bens de equipamento a que habitualmente procedíamos.
De salientar o empenho e a dedicação das 287 voluntárias (os) que com grande espírito altruísta visitaram e ajudaram mais de 30.000 de doentes tratados e cerca de 650.000 nas consultas médicas. Trabalharam sob orientação da Sra. D. Alice Maria de Sousa, Sra. Enfermeira Célia Saraiva e das Responsáveis de Serviço, cujo mérito muito apreciamos e reconhecemos.
Perante o crescente número das necessidades da nossa população o papel da Liga e o trabalho dos voluntários vem sendo cada vez mais importante.

CADO (Centro de Apoio aos Doentes Oncológicos). O importante papel de apoio aos doentes oncológicos manteve-se e ampliou-se. O papel de humanização na área tão sensível como a área oncológica foi fundamental para um acompanhamento integrado desses doentes.


SITE E REDES SOCIAIS
Continuou ativo o site www. lahsa.pt que este ano foi reestruturado contribuindo para uma importante ligação entre o público em geral e a Instituição. Em 2015 reforçou-se a participação na rede social /facebook procurando a comunicação direta e sempre atualizada com o exterior e um reconhecimento da nossa atividade com um aumento significativo de “gostos” e “comentários”.
 Pt-pt.facebook.com/LigaDosAmigosDoHospitalDeSantoAntónio


MOVIMENTO DE VOLUNTÁRIOS
Em 2015 o corpo de voluntários era constituído por 287 voluntários, representando o número real, depois de excluídas as desistências e incluídos os novos. Entraram 34 novos voluntários, depois das habituais entrevistas, estando a cumprir as 100 horas de estágio. Desistiram 24 e faleceram dois.


FORMAÇÃO
Vinte e sete novos candidatos a voluntários frequentaram o curso de formação que se realizou nos dias 26, 27 e 28 de Janeiro. O Presidente da Direção Sr. Dr. Manuel Campos, fez a apresentação da LAHSA, tendo proferido palestras a Srª. Dra. Maria Carolina Negreiros (LPCC) subordinada ao tema “Testemunho de uma Voluntária” e o Sr. Padre Américo Aguiar. No 2º Dia foram convidados profissionais do Hospital que falaram sobre as competências do voluntariado nos vários Serviços Hospitalares. No último dia elementos da Direção, Coordenadoras e Responsáveis de Serviços trataram da problemática relacionada com a organização do trabalho voluntário em cada Serviço de Voluntariado. Estes voluntários estão já a trabalhar, acompanhados pelos seus orientadores para cumprimento das 100 horas de estágio. Quando as completarem e após avaliação serão considerados voluntários de pleno direito e receberão o “crachá” de voluntário.
Elementos da Direção participaram nas VI jornadas da Humanização no Auditório do Centro de Investigação Médica da F.M.U.P


AÇÔES DO VOLUNTARIADO


Reuniões do conselho - Reuniu-se mensalmente o conselho do voluntariado, formado pelos responsáveis dos 13 serviços, coordenadores e elementos da Direção. Foram avaliadas questões que surgem nos vários setores dos Serviços de Voluntariado, procurando-se encontrar as soluções para melhorar o funcionamento de cada Serviço. mantendo uniformidade de procedimentos.

Horas de trabalho Voluntário - Registaram-se 11.044 presenças de voluntários nos Serviços de Voluntariado da Liga que contribuíram com 33.132 horas de trabalho.


Serviços efetuados


Pequenos-almoços - Distribuíram-se 50.449 nas consultas de Oftalmologia, Pé Diabéico, Hospital de Dia, Ortopedia, Medicina Nuclear e Urologia, tendo-se iniciado também este Serviço na Hematologia Clínica.


Roupeiro e Flores - Distribuíram-se 1.205 peças de vestuário e ofereceram-se 270 vasos de flores como lembrança para os doentes que passam o seu aniversário no Hospital.


Leitura - Distribuíram-se 10.755 jornais e revistas em todas as enfermarias e consultas externas.


Apoio Financeiro - Deram-se subsídios de transporte, pernoita, alimentação, medicamentos, próteses, apoio familiar,etc.


Apoio ao Serviço de urgência - È cada vez mais reconhecida a ajuda prestada pelos voluntários neste serviço que com um grande  sentido humanitário apoiam doentes e seus familiares. Trabalham neste setor 65 voluntários repartidos por 4 turnos, de 2ª a Sábado e um turno ao Domingo.


Lojinha
A sua atividade manteve-se com grande dinâmica e aceitação por parte de todos que a utilizam para comprar um jornal, uma lembrança, flores ou outras utilidades. De louvar o dinamismo e empenho da Srª. D. Maria Augusta Sá Pinto na organização e funcionamento desta área da LAHSA, bem como ao grupo de voluntários que com ela colaboram- “A lojinha” contribui na humanização e gera receitas importantes para as atividades da Liga.


Serviços de Manicure, Pédicure e Cabeleireiro - Esta área tem sentido muito a falta de voluntários aptos para exercerem uma atividade tão útil para os doentes internados.
Serviço de Pediatria - Com a abertura do Centro Materno Infantil, o Serviço de Pediatria foi transferido para as novas instalações com exceção da fisiatria e consultas externas pediátricas, Serviços que continuamos a apoiar.


Centro Integrado de Consulta de Ambulatório - Prossegue a assistência humanitária dos voluntários aos doentes que aqui comparecem, lamentado contudo a pouca colaboração das chefias do CICA.


Apoio na alimentação - Continua com grande sucesso a ajuda na alimentação, ao almoço aos doentes acamados nas enfermarias de Cirurgia, Medicina, Fisiatria e Neurologia. Continuam a vender-se produtos, praticamente ao preço de custo, para a alimentação entérica a doentes necessitados, na sala do voluntariado. Esta ação que está sujeita a prescrição dos nutricionistas, revela-se numa importante ajuda humanitária.


Outras actividades
Assinalaram-se os dias festivos do calendário
Dia Mundial do Doente – entrega de uma flor a cada doente
Natal - Entrega de lembranças a todos os doentes internados


Semana do Hospital
De 7 a 11 de Maio teve lugar a Semana do Hospital da LAHSA com o seguinte programa: nos dias 7, 8 e 9 – Festa da Flor.
Durante 3 dias voluntários percorreram as ruas da cidade empenhados no peditório público de angariação de fundos e divulgação dos objetivos da LAHSA.
No dia 11 festejou-se o Dia do Voluntariado com o seguinte programa: - Sessão Solene no Salão Nobre do Hospital, do qual fizeram parte: - Palestra pelo Sr. Padre Anselmo Borges, Professor de Filosofia na Universidade de Coimbra subordinada ao tema “Saúde Solidária”.
Compromisso de honra de 19 novos voluntários-atribuição de diplomas a voluntários que perfizeram 5 anos de voluntariado.
 Imposição de insígnias a 12 voluntários que completaram 10 anos e a 3 que completaram 20 anos de voluntariado.
Missa de Ação de Graças na Capela do Hospital.

AÇÕES DE ANGARIAÇÃO DE FUNDOS

Concertos - Em Janeiro o Coro Valentim de Carvalho da Escola de Música do Porto ofereceu à Liga um concerto no Cinema Nun’Álvares que encheu a casa e foi muito aplaudido. A LAHSA agradece a todos os participantes.
Em Março foi apresentada uma peça de teatro musicado pela companhia Happy liderada por um ex-doente do Hospital. Este espetáculo realizou-se a favor do CADO .
Em Junho realizou-se o Concerto Solidário de Santo António oferecido pelos pianistas Manuel Araújo, Daniel Cunha e Margarida Sousa Prates e em que também participaram promissores e premiados jovens pianistas. Foi um belo momento musical e de solidariedade.
No dia 29 de Dezembro na Sala do Ateneu Comercial do Porto que esgotou os Medivoce, médicos e brilhantes cantores e virtuosos pianistas deram um concerto de músicas de Natal. Parabéns aos artistas e o agradecimento a todos os envolvidos neste espectáculo.


Exposição de arte - De 22 a 29 de Maio, em Fajozes Vila do Conde, realizou-se a favor da Liga uma exposição de arte da Bahia, da conceituada artista plástica LIU DE FREITAS. A todos os envolvidos a Liga agradece.


Venda de Natal - Com o tradicional entusiamo dos voluntários realizou-se uma vez mais a Venda de Natal, que constitui uma das principais fontes de receita da Liga. De referir o empenho e o trabalho notável de tantos voluntários quer na angariação de artigos, quer na organização da venda.
À coordenadora Sra. D. Alice Sousa, ao Sr. Dr. José Neto, Sra. D. Manuela Soeiro, Dr. Isabel Gonçalves, às (aos) responsáveis e a todas (os) os voluntários o nosso agradecimento com a certeza de que o seu trabalho é fundamental para a atividade da Liga.


Almoço de Natal - Em Dezembro organizou-se o habitual almoço de convívio de Natal, encontro muito animado, com a presença de inúmeros voluntários e elementos dos corpos sociais.

RELAÇÕES COM O EXTERIOR

Como habitualmente, somos solicitados por grupos pertencentes ás instituições escolares, Universitárias e outras interessados na organização de Serviços de Voluntariado em prestar informações sobre as nossas atividades e experiencia.
A pedido do CASO-Núcleo de Voluntariado da Universidade Católica - 4 voluntários integraram os nossos serviços de Voluntariado como observadores dos nossos procedimentos. Destes 4 elementos, 2 tornaram-se voluntários efetivos da Liga.
De 25 de Maio a 12 de Junho, 3 Alunos do 1º Ano da Escola de Ciências de Saúde da Universidade do Minho, Curso de Mestrado em Medicina, Projeto de opção acompanharam o trabalho do voluntariado da Liga em todos os Serviços
Doze alunos do 2º e 3º ano de Medicina da Universidade do Porto, do Hospital de S.João frequentaram a parte prática da cadeira – Formação Social e Humana – no Hospital de Santo António, supervisionados por três voluntários que os acompanharam e orientaram nos diversos Serviços Hospitalares a que a Liga presta serviços de voluntariado.


AGRADECIMENTOS
A todos os que nos ajudaram a cumprir os objetivos a que a LAHSA se propôs nomeadamente: voluntários, coordenadoras, trabalhadores da instituição, elementos dos corpos sociais, sócios, patrocinadores etc. os nossos agradecimentos.
É nosso dever reconhecer e agradecer ao Sr. Presidente do CHP, aos órgãos diretivos do CHP, e a todos os órgão sociais, o apoio que nos tem sido dado.

Porto e LAHSA,10 de Março de 2016

A DIREÇÃO

 

 



Ver também:


 Consulte os gráficos dos serviços prestados pela Liga:

Gráficos  Nº de Voluntários
 Nº de Presenças
 Nº de Horas de Voluntariado
 Nº de Pequenos Almoços