Procurar:

 


 

Notícias da Liga




Concerto de Natal 2015 - Ateneu Comercial do Porto

Noite maravilhosa ...concerto inesquecivel. ..dos MEDIVOCE.medicos e brilhantes cantores e virtuosos pianistas. ..Sala do Ateneu superesgotada e canticos de Natal ...belissimos. Obrigado em nome da Liga a todos, Ateneu, publico e aos cantores...


1/20/2016
 
mais notícias

Destaque:
 
 
 
 
 
 
 

Plano de Atividades para 2016

Introdução

A LAHSA terá, em que melhorar a sua atividade de Humanização no Hospital, de acordo com os seus Estatutos.

Plano Proposto


1.O VOLUNTARIADO

O voluntariado é a atividade essencial da nossa Liga exigindo sempre e cada vez mais disciplina e trabalho dos nossos voluntários.No ano de 2016 consolidaremos a ação do voluntariado
Cumprem o regulamento interno do voluntariado e são orientados por uma coordenação cada vez mais esforçada.
Estes são os requisitos fundamentais para melhorar o trabalho de humanização dos doentes do Hospital.

Agradecemos o empenho e a dedicação de todos os que se entregam a tão nobre tarefa.

Procuraremos manter com a Administração e a Direção do Hospital, as melhores relações, procurando a colaboração em ações de coordenação que se conjuguem com a nossa atividade.

Espera-se um aumento do número de Serviços onde se ajuda na alimentação dos doentes internados, se distribuem  pequenos almoços, nas consultas externas. Manteremos o serviço de cabeleireiro, manicura e pédicure, tão útil a muitas doentes.
Em preparação está também um Serviço especial de apoio psicológico a doentes oncológicos, em colaboração com os profissionais desta área.
Na área oncológica inciamos uma parceria com o CADO (Centro de Apoio aos Doentes Oncológicos): Vamos manter e alargar o serviço de cooperação entre a LIGA e o CADO

Manteremos a nossa presença nas redes sociais SITE e Facebook.

O plano atual inclui também a intensifição e o relacionamento entre associações de voluntariado, procurando maximizar conhecimentos e participar em congressos e beneficiar de iniciativas formativas.


Tentaremos, mais uma vez, melhorar a afirmação da LAHSA no Hospital, que se manifestará em novos pedidos de apoio humanitário a diversos Serviços, que actualmente parecem vir a exigir mais esforço da parte de todos.

Preocupa-nos principalmente a inevitável diminuição de receitas própria da conjuntura actual, o que poderá vir a dificultar a nossa actividade.
    
Apesar de tudo teremos que ter esperança e continuar com:


2.1 – Angariação de Fundos

 Várias serão as iniciativas para angariação de fundos Através do habitual peditório na cidade– a realizar em Maio – e da venda de Natal , a efectuar na primeira semana de Dezembro no Salão Nobre do Hospital. São duas atividades importantes, tanto sobe o ponto de vista financeiro como do ponto de vista de projecção da LIGA na Cidade e no Hospital Promoveremos contactos institucionais com Mecenas e estimularemos a adesão de sócios beneméritos assim como a de novos sócios regulares. Como habitualmente promoveremos ações culturais e Festas de Beneficência,


2.2 – Atividades Festivas

A Comemoração do Dia Mundial do Doente (em que se distribui uma flor branca a cada doente), do Dia do Voluntariado do Hospital, e a colaboração na Festa de Natal para os Doentes com distribuição de prendas aos que estão internados, o Convívio de Natal com todas/os as/os Voluntárias/os, são já actividades que vêm fazendo parte das atividades normais da Liga. Estaremos presentes no já tradicional “passeio dos voluntários”


2.3 – Formação

É já habitual o Curso de Formação de uma semana para os novos Candidatos em Janeiro, em que é sempre importante a transmissão da experiência das Coordenadoras, das Responsáveis, de Voluntárias e de Membros da Direcção, além da de outros convidados que a Direção entende serem úteis.

Ao Hospital competirá, de acordo com o seu plano de acreditação realizar um curso de formação acerca do  risco ,Saúde, Higiene e Segurança no Hospital   para o qual  elaborará temas, datas e horários.

Promoveremos outras ações de formação, essenciais para a qualidade dos nossos serviços de voluntariado.


3 – Direção

Sabemos que podemos contar com o apoio dos elementos dos corpos gerentes da Instituição e da  confiança de  tantos  amigos  que  nos  ajudam  na  angariação das

verbas  necessárias para as actividades que nos propomos fazer: Também como já referimos em anos anteriores compete também aos órgãos directivos a representatividade da Liga em acontecimentos da Federação Nacional do Voluntariado em Saúde, de outras Ligas, de outras IPSS ou de outras actividades relacionadas com o Voluntariado, de modo a que esta Liga esteja sempre presente e ativa.


Conclusão

Mais uma vez podemos dizer que entramos em novo ano sem dificuldades, mas conscientes dos desafios futuros.

Contaremos com todos para que as atividades em 2016 sejam cumpridas.

Os nossos melhores cumprimentos



Porto e Liga dos Amigos do Hospital de Santo António, 1  de Dezembro de 2015


A Direcção da Liga dos Amigos do HGSA